sexta-feira, 18 de março de 2016

BRASIL, NOTAS SOLTAS

Eduardo Cunha, presidente da Câmara de Deputados do Brasil, quer acelerar o processo de impeachment de Dilma. Haverá sessões todos os dias, mesmo às segundas e sextas-feiras, o que só acontece em situações excepcionais. A primeira sessão foi hoje. Militante e deputado do PMDB, Cunha é evangélico, membro da igreja neopentecostal Sara Nossa Terra.

A primeira acção popular para anular a posse de Lula, entregue na 4.ª Vara do Distrito Federal de São Paulo, não foi aceite pelo Supremo. Assim que o acórdão foi conhecido, entrou na 6.ª Vara da Justiça Federal no Rio de Janeiro uma segunda acção popular. Será hoje analisada. Se também não for aceite, há mais 23 prontas a avançar. Entretanto, mais de quinhentos magistrados brasileiros já declararam estar dispostos a tudo fazer para impedir a blindagem de Lula.

Segundo o New York Times, os subornos da Petrobras representam o maior caso de corrupção na história do mundo moderno. As somas envolvidas ultrapassam o PIB de dezenas de países industrializados.

A delação do senador Delcídio do Amaral, feita no passado dia 15, vai levar à cadeia doze senadores, cinquenta deputados, três governadores estaduais e um número indeterminado de empresários e banqueiros. Delcídio foi membro do PT até ser preso. Os incriminados metiam ao bolso 3% de todos os contratos que passavam directa ou indirectamente pelos seus gabinetes.

Para hoje estão marcadas manifestações de sinal contrário. Apoiada pelos patrões da grande indústria, banqueiros, empresários, latifundiários, altas classes médias e centenas de magistrados que representam os sectores mais conservadores da sociedade, a Direita vai manifestar-se em 500 cidades. Por ser dia de trabalho, muitas empresas estão a dar folga ao pessoal. Apoiada por intelectuais conotados com o PT e, espero bem, pelas classes trabalhadoras, a Esquerda vai dizer não ao golpe. O choque será inevitável. Por exemplo, em São Paulo, a Avenida Paulista esteve, desde ontem à noite, bloqueada com tendas de manifestantes anti-PT. Até a Polícia de Choque ter desocupado a via com canhões de jacto de água. Temer o pior.